Toda notícia é uma informação, mas o contrário não é verdadeiro

Toda notícia é uma informação, mas o contrário não é verdadeiro

A evolução dos meios digitais contribuiu para que um grande volume de informação passasse a circular entre os diferentes públicos. Vivemos atualmente em um oceano de informações, com uma busca constante por relevância.

Nesse cenário, é importante que as empresas e seus porta-vozes, respaldados por um trabalho profissional de Comunicação, atuem como um “filtro”, para levar aos seus públicos internos e externos o que realmente importa. Uma boa dica para isso é lembrar que toda notícia carrega uma boa informação. Mas o contrário não é verdadeiro. Ou seja, nem toda informação, por melhor que seja, é necessariamente uma notícia.

A notícia é uma informação que tem relevância, atualidade e impacto sobre o público. Segue critérios jornalísticos de apuração e verificação, sendo apresentada de forma objetiva, para informar sobre eventos recentes ou desenvolver uma compreensão mais profunda sobre determinado tema.

Para entender melhor cada um desses critérios:

  • Relevância: a informação deve ter importância para o público ao qual se destina. Aqui é importante lembrar, portanto, que uma informação pode ser muito importante para os colaboradores (portanto, uma notícia), mas de pouquíssimo interesse para quem não integra essa mesma equipe. Por exemplo: a data do pagamento de benefícios concedidos pela empresa pode ganhar destaque em uma newsletter ou comunicado interno. Mas não tem a mesma relevância para o público externo.
  • Atualidade: notícias geralmente tratam de eventos recentes ou desenvolvimentos em tempo real. A não ser em documentários ou retrospectivas feitas em datas específicas, fatos do passado não ganham atenção dos públicos.
  • Impacto: quanto mais pessoas são afetadas por um evento, maior sua chance de ser noticiado.
  • Proximidade: quanto mais próximo dos consumidores da informação, maior a relevância de um evento.
  • Interesse humano: informações que afetam emoções ou gerem curiosidade geralmente se tornam notícias. Aqui vale tanto para notícias sobre grandes tragédias quanto para histórias positivas, sobre projetos ou iniciativas com resultados ou exemplos relevantes para a sociedade.

Distinguir o que é notícia de uma mera informação é um passo importante para uma comunicação eficaz, mas também um ponto de apoio no combate à proliferação de desinformação. A verificação dos fatos e a atenção à qualidade do conteúdo distribuído garantem não só a atenção do público, mas também a autoridade, a relevância e a boa reputação da empresa no momento de se comunicar.

As agências de comunicação têm um papel crucial nesse processo. Elas são responsáveis por transformar informações em narrativas claras e precisas, ajudando empresas e indivíduos a se comunicarem de maneira eficaz e ética. Isso inclui identificar o que é realmente notícia e garantir que o público receba conteúdo verídico e relevante.

Olhos e ouvidos atentos, aliados a uma abordagem crítica e diferenciada em relação aos fatos, contribuem fortemente para a disseminação de boas notícias e para uma sociedade mais bem informada e consciente.

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