A evolução dos meios digitais contribuiu para que um grande volume de informação passasse a circular entre os diferentes públicos. Vivemos atualmente em um oceano de informações, com uma busca constante por relevância.
Nesse cenário, é importante que as empresas e seus porta-vozes, respaldados por um trabalho profissional de Comunicação, atuem como um “filtro”, para levar aos seus públicos internos e externos o que realmente importa. Uma boa dica para isso é lembrar que toda notícia carrega uma boa informação. Mas o contrário não é verdadeiro. Ou seja, nem toda informação, por melhor que seja, é necessariamente uma notícia.
A notícia é uma informação que tem relevância, atualidade e impacto sobre o público. Segue critérios jornalísticos de apuração e verificação, sendo apresentada de forma objetiva, para informar sobre eventos recentes ou desenvolver uma compreensão mais profunda sobre determinado tema.
Para entender melhor cada um desses critérios:
Distinguir o que é notícia de uma mera informação é um passo importante para uma comunicação eficaz, mas também um ponto de apoio no combate à proliferação de desinformação. A verificação dos fatos e a atenção à qualidade do conteúdo distribuído garantem não só a atenção do público, mas também a autoridade, a relevância e a boa reputação da empresa no momento de se comunicar.
As agências de comunicação têm um papel crucial nesse processo. Elas são responsáveis por transformar informações em narrativas claras e precisas, ajudando empresas e indivíduos a se comunicarem de maneira eficaz e ética. Isso inclui identificar o que é realmente notícia e garantir que o público receba conteúdo verídico e relevante.
Olhos e ouvidos atentos, aliados a uma abordagem crítica e diferenciada em relação aos fatos, contribuem fortemente para a disseminação de boas notícias e para uma sociedade mais bem informada e consciente.