Invista na qualidade do conteúdo para ter a atenção da mídia

Invista na qualidade do conteúdo para ter a atenção da mídia

Mais de uma vez, já escrevemos aqui neste blog que as empresas e seus executivos são uma fonte importante de informação, com papel relevante no combate à desinformação e ao chamado “deserto de notícias”. Por outro lado, quando essas fontes assumem o papel de comunicar com os seus públicos, se deparam com uma concorrência frenética por exposição e relevância, dentro de um oceano informacional.

Daí a importância de um trabalho profissional, para que o resultado do trabalho com a mídia seja realmente efetivo. Existe uma disputa por espaços (limitadíssimos) e por atenção dos jornalistas, editorias e publicações, muitas vezes demandados de forma incorreta.

Para se diferenciar em meio a esse cenário, é importante saber que nem toda informação sobre a empresa e seus executivos é necessariamente uma notícia de interesse do jornalista (falaremos mais sobre isso em breve). Por isso, investir na qualidade do conteúdo a ser divulgado, dentro de critérios de relevância e atualidade, é fundamental para atrair a atenção e garantir uma cobertura positiva.

Um tema bem pesquisado, com insights valiosos é mais propenso a atrair a atenção da mídia. Exclusividade, como dados inéditos, estudos de caso detalhados ou entrevistas com especialistas podem aumentar ainda mais esse apelo. A mídia está constantemente buscando histórias únicas e informativas que possam proporcionar um diferencial em relação à concorrência. Por isso, a profundidade e correção – sem exageros técnicos, é claro – são fatores-chave para garantir que o conteúdo seja aproveitamento.

Com introdução clara, desenvolvimento coeso e uma conclusão relevante, o uso de elementos visuais, como gráficos, infográficos e imagens, pode tornar as informações mais atraentes e compreensíveis. A apresentação profissional ajuda a transmitir a mensagem de forma mais eficaz e aumenta a probabilidade de que o conteúdo seja compartilhado. Sempre que possível, inclua exemplos concretos, depoimentos e narrativas que humanizem a mensagem e conectem com o leitor ou espectador.

Adapte o conteúdo às necessidades e interesses específicos dos jornalistas e veículos de comunicação que você está abordando. Dê atenção ao foco editorial do veículo e ofereça ângulos que possam ser de interesse para o público de cada um.

Por fim, construa e mantenha relacionamentos sólidos com jornalistas e editores. Isso ajuda a construir credibilidade. Investir na qualidade do conteúdo e em contatos confiáveis e duradouros aumenta muito a probabilidade de ter a sua notícia aproveitada.

Conversar
no Whatsapp