Gestão da identidade digital ganha novos contornos com a Inteligência Artificial

Gestão da identidade digital ganha novos contornos com a Inteligência Artificial

Na era digital, a maneira como nos comunicamos sofreu uma transformação radical. A agilidade e a conexão direta entre empresas, executivos e seus públicos trouxeram novas possibilidades de relacionamento. Mas também vieram acompanhadas de riscos amplificados e, consequentemente, de cuidados que precisam ser tomados em relação ao tipo e volume de exposição, ao tom e ao conteúdo do que compartilhamos ao longo da vida.

Como consequência, a identidade digital tornou-se um elemento central na interação online, reformulando não só como nos apresentamos, mas também como interagimos uns com os outros. Tudo aquilo que fazemos online deixa rastros e servem como uma memória, com potencial de impacto positivo ou negativo em nossa reputação.

A regra básica continua sendo a mesma: não existe anonimato e nossas vidas on e offline estão ligadas. Não faça no digital algo que não poderia repetir em uma reunião com a equipe, clientes e fornecedores, ou mesmo com a família.

A esse contexto – por si só bastante complexo – é preciso adicionar um novo elemento: a Inteligência Artificial (IA), que emerge como uma ferramenta poderosa para analisar e otimizar a forma como indivíduos e marcas constroem suas identidades digitais. Mas também chega repleta de riscos, diante das possibilidades de adulteração, ataque à privacidade ou mesmo de conteúdos desconectados do resultado pretendido, por não terem uma curadoria adequada.

Falamos um pouco desses riscos, ligados à Comunicação, em um dos artigos anteriores em nosso blog, que pode ser lido aqui.

Autenticidade, coerência e consistência são fundamentais para que indivíduos e marcas construam suas identidades digitais através de plataformas online. As redes sociais têm um papel significativo nessa modelagem, potencializada pela IA, com seus desafios em relação à propagação de desinformação, com riscos à reputação.

Ao mesmo tempo em que a identidade digital contribui para conectar com clientes e gerenciar crises, e a IA possibilita ajustes estratégicos que aprimoram esse engajamento, também estamos diante da possibilidade de vieses impróprios na comunicação corporativa.

Em Comunicação, a tecnologia continuará evoluindo com benefícios e riscos de toda ordem. A identidade digital é um pilar fundamental nesse processo. Com a integração da IA, enfrentamos tanto transformações profundas – que promovem uma comunicação mais segura e personalizada – quanto desafios significativos, que exigem vigilância constante e uma gestão cuidadosa.

Conversar
no Whatsapp